sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Toda ação....

...gera uma reação. As recentes tragédias causadas pelas chuvas no sul e sudeste do país vêm causando grande comoção. Óbvio que é triste ver desabrigados, gente que trabalhou a vida toda por uma casa própria ver tudo desabar em questão de minutos, gente que não tem pra aonde ir. Não consigo e nem ousaria imaginar a dor e angústia que essas pessoas estão sentindo.

Mas nessa história toda nós não somos apenas as vítimas. E falo de uma maneira geral. Se o rio Tietê sobe rápido demais quando chove é porque ele está poluído ao extremo. Por que muita gente joga lixo na rua como se fosse a coisa mais normal do mundo,. Pessoas jogam até móveis no Tietê, sofás, guarda-roupas, sem contar a quantidade absurda de lixo e a falta de tratamento do esgoto, jogado lá aos montes todos os dias. Quem mora em São Paulo sabe as coisas bizarras que o Tietê traz quando transborda.

Aqui no interior vários condomínios de luxo estão ameaçados ou já cheios d'água. Mas isso porque alguns deles não deveriam estar construídos onde estão. Ai vem alguém e fala "mas não há Lei que proiba isso" ou "o condomínio tal não está ilegal". Ok, mas existe uma coisa chamada bom senso, que o homem, na sua ganância diária de querer ganhar e lucrar com tudo, acabou esquecendo. Se você constrói um condomínio, uma casa, uma cabana que seja num local ribeirinho, ainda mais com rios e córregos poluídos como os nossos, você tem que estar ciente que numa chuva forte a água pode subir e invadir sua propriedade.

Isso sem mencionar que muitas construções são feitas em locais de preservação ou em locais de risco, mas o homem prefere não enxergar. Lógico que existem pessoas que constroem e moram em locais de risco por falta de opção, pois foram esquecidas pela total falta de preparo do poder público. Mas falta fiscalização das prefeituras e dos responsáveis para evitar esse tipo de coisa. Os deslizamentos de terra em Angra dos Reis, na virada do ano, fizeram com que a imprensa trouxesse à tona o decreto nº 41.921 do estado do Rio de Janeiro, que autorizava construções em áreas de preservação ambiental em Angra e outras regiões do Estado.

Segundo alguns veículos, o decreto teria sido feito para beneficiar algumas pessoas, entre elas celebridades, como o apresentador Luciano Huck (tanto que o decreto ficou conhecido como "Lei Huck" (ou Lei Luciano Huck). Mas o decreto é de junho de 2009, e a história só veio à tona depois da tragédia. Nesse ponto, a imprensa deveria investigar antes os critérios para a liberação desse tipo de construção. Apenas criticar depois do fato, jogar a culpa nas chuvas frequentes e na irregularidade das casas é fácil. É a mesma coisa do cara que joga lixo no Tietê ficar indignado quando vê as notícias e os desabrigados das enchentes.

Não adianta se comover, se indignar , se você não faz a sua parte também. Já basta o despreparo e a falta de interesse do poder público, do estado, dos governadores, presidentes, prefeitos. Temos sim que cobrar deles, mas também temos que estar ciente dos nossos papéis. É só ligar nos telejornais: 'inverno na Europa é o pior em 40 anos", "nevasca na China deixa tantos mortos", "pesquisa mostra que a terra está mais quente", "enchentes castigam São Paulo". O homem não olha as suas atitudes, não vê as consequências que elas podem causar (ou vê, mas as ignora), apenas lamenta depois que o estrago já foi feito.

E não adianta o homem achar que vai expandir sua ganância sem limites para todos os cantos passando por cima de leis, do bom senso ou do que quer que seja. A natureza vai vir cobrar.

"Toda Ação tem uma reação, nós temos um planeta, uma chance - Rise Against - Ready to Fall



4 comentários:

FRANCO & DALL' AGNOL disse...

A natureza só quer de volta aquilo que sempre foi dela!

Não trata-se de uma novidade, mas sim como dita, uma tremeda falta de bom senso! Todos os anos as notícias se repetem.

Esse ano a reação foi apenas potencializada, ou melhor, a natureza voltou ao normal! Afinal, alguém lembra quando diziam que jamais veriamos a represa cheia novamente?

É triste uma situação assim, porém, sei que o Poder Público não é de hoje que avisa e combate invasões!

Quando é época de eleição não se tem nada, quando é época de chuva se perdeu tudo! Viva o 'jeitinho brasileiro'.

Apoio o blogueiro, tava na hora de ler algo com razoabilidade!

Camila Grillo disse...

OLá, como vai? Quero agradecer por estar acompanhando meu blog e fico feliz por teu texto!!! Vamos continuar escrevendo, para mobilizar e tocar o coração das pessoas... Vamos usar nossa profissão para mudar o mundo - para melhor, é claro! Um abraço! Camila Grillo

Daniel Silva disse...

é, meu irmão. isso é pra controlar a população. não duvido que um dia o mundo acabe, mesmo que não em 2012. hehe

abraço

Silvana Persan disse...

a posição de vítima é cômoda, já assumir a própria responsabilidade por seus atos parece ser um pouco mais difícil. às vezes até tenho a impressão de que algumas pessoas fazem certas coisas por já saber que se algo der errado terão em quem colocar a culpa.
aqui no Estado do Rio, dias antes da tragédia em Angra, houve uma chuva muito forte e alguns municípios da Baixada Fluminense (provavelmente a área mais pobre do Estado) ficaram debaixo d'água. daí só se via na imprensa gente reclamando do descaso dos governates com o local. mas, espera aí! existe coleta de lixo por lá? sim. mesmo assim, tem gente que continua jogando lixo e outras coisas nos rios e nas ruas (entupindo os bueiros)? sim. existem pessoas que moram em áreas de risco e se recusam a sair de suas casas qndo recebem notificação da defesa civil? sim. então não acho justo que se jogue toda a culpa nos políticos (e considere que não tenho grande apreço por esta classe) e na falta de medidas preventivas que estes deviam ter tomado. claro que não estou eximindo o governo de culpa, nem quero parecer insensível com a tragédia dos outros, mas as pessoas tem que assumir sua parcela de responsabilidade nessa história tbm (por menor que seja).
a natureza reage às ações do ser humano. tem gente que ainda pensa que certas coisas não vão acontecer com ele.

-
eu já li 1984, mas mesmo assim, obrigada pela sugestão. a primeira vez que li foi por pura curiosidade. lá pela 5ª série estava na biblioteca da escola e me deparei com ele. como nasci nesse ano (oi, tô velha) peguei o livro na mesma hora. li uma segunda vez alguns anos depois. isso não significa que não possa ler novamente.