sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Downey Jr. Reloaded


Em 2008, pouco antes do lançamento de Homem de Ferro (Iron Man), comecei a escrever um texto sobre Robert Downey Jr., o escolhido para viver no filme o personagem Tony Stark, um dos mais interessantes dos quadrinhos. O texto não vingou, não lembro porque, talvez pelo motivo de eu estar finalizando a faculdade de jornalismo, cheio de coisas pra fazer.O filme dirigido por Jon Favreau acabou sendo um sucesso e foi aclamado pela crítica, assim como a atuação de Downey Jr., e eu perdi uma boa oportunidade de escrever sobre ele antes que isso acontecesse.

Alguns anos antes do lançamento de Homem de Ferro, Downey Jr. vivia uma fase conturbada. Entre um filme e outro, sempre era preso ou detido por posse de drogas ou outros delitos menores. Muita gente achava que ele estava acabado, o que seria uma pena, pois Robert é um dos mais talentosos de sua geração. O ator que espantou a crítica e foi indicado ao Oscar por sua atuação como Charles Chaplin no filme Chaplin, do diretor Richard Attenborough, estava jogando seu talento no lixo.

Pois em 2002 sua carreira começava a entrar nos eixos novamente. Downey Jr. foi elogiado por papéis em filmes como Boa Noite Boa Sorte (Good Night, Good Lucky). Mas foi em 2007 que ele começou a se reerguer de fato, quando ganhou o papel do jornalista Paul Avery no filme Zodíaco (Zodiac), do mestre David Fincher. Ali Robert mostrou que estava livre dos vícios e problemas e que ainda era aquele grande ator dos anos 90. No ano seguinte,deu definitivamente a volta por cima com O Homem de Ferro e emplacou outras duas ótimas e elogiadas atuações: na comédia Trovão Tropical (Tropic Thunder), onde atuou ao lado de Jack Black e Ben Stiller e no drama O Solista (The Soloist), onde contracena com Jamie Foxx.

Pois agora, Downey Jr. me da a chance de me redimir. Estréia hoje no Brasil Sherlock Holmes, dirigido por Guy Richie e que tem no elenco, além de Robert no papel principal, Jude Law como Watson, o eterno assistente de Sherlock. Sua atuação tem sido novamente elogiada pela crítica, e pelo pouco que vi em trailers e vídeos promocionais, ele deve roubar a cena de novo.

Filho de Robert Downey, um diretor de filmes B, Downey Jr. é uma figura politicamente incorreta, e isso é legal. O mundo está cheio de bonzinhos, aqueles caras que gostam de tudo e de todos e que falam como um daqueles padres cantores. Robert é um cara autêntico, fala o que pensa.

Um comentário:

Daniel Silva disse...

Sherlock Holmes vai ser ótimo, ainda mais com o Jude Law. Tenho alguns livros do Sir Arthur Conan Doyle e todos são muito bons. Roberto Downey Jr. é o cara.

abraço