domingo, 24 de janeiro de 2010

O Fim do Scorpions


Notícia (triste) de hoje no UOL. O Scorpions, banda com 40 anos de estrada, anunciou o seu fim. Formada na Alemanha Ocidental em 1965, é uma das poucas grandes bandas de sua geração que surgiram fora do eixo EUA-Inglaterra.

Hoje bastante conhecido no mundo todo, o Scorpions demorou a ganhar destaque nos Estados Unidos, coisa que só foi acontecer em 1984 com o disco Love at the first Sting, que traz os clássicos Still Loving You e Rock You Like a Hurricane. Em 1985, eles tocaram por aqui no primeiro Rock in Rio.

Em 1988 lançam o álbum Savage Amusemen, com letras mais contestadoras, posição que manteram no álbum seguinte, Crazy World, de 1990, que trouxe outro hit, Wind of Change. Foi o Scorpions a primeira banda ocidental a se apresentar na antiga União Soviética e também a primeira a tocar na Rússia depois da queda da mesma.

O motivo do fim, segundo a banda, é a idade avançada dos integrantes (a maioria já acima da casa dos 60 anos). "-"Queremos sair de forma digna" - disse o guitarrista Rudolf Schenker, de 61 anos. Eles estão preparando um álbum derradeiro, Sting in the tail, que será lançado em 19 de março deste ano, bem como uma turnê de despedida. "A ideia é encerrar nossa carreira com um álbum de forte impacto e uma turnê espetacular" - declarou o vocalista Klaus Meine.

O Scorpions deixa hits e bons álbuns. De qualquer forma, tudo na vida tem um fim. Algumas bandas se recusam a ver e compreender que o tempo passa para todas. É patético ver algumas bandas tocando músicas e tomando certas atitudes que já não condizem mais com a sua realidade. Uma banda tem que saber envelhecer, reciclar o seu som se necessário. Se isso não for possível, o melhor caminho é mesmo terminar, para não manchar uma rica carreira.

Still Loving You, clássico dos clássicos do Scorpions.




4 comentários:

Daniel Silva disse...

eu ia postar isso no meu, mas já que o amigo já o fez, deixa pra lá. scorpions é bom pra caramba. eles têm alguns equívocos (perdoáveis). sem falar que michael schenker e uli jon roth já tocaram com eles. o Taken by Force é o melhor deles. Blackout também é ótimo. Se você não conhece, melhor ir atrás.

amanhã tem post novo. postei na quinta, você ainda não ouviu a sonzeira que eu coloquei lá.

tem msn?

abraço

Eder Cardoso disse...

Scorpions... me lembra muuuito minha adolescência! E se pensarmos bem, é isso mesmo! O tempo passa... e passa para todos. É triste ver o fim de uma banda, ainda mais do porte e importância como Scorpions. Mas o argumento dos integrantes da banda são inquestionáveis e, de certo modo, até surpreendentes.
"Chegar ao fim de maneira digna" pode ser uma forma inteligente de sair de cena. Imaginem como será concorrida essa turnê de despedida!? Melhor do que os finais trágicos e melancólicos de outras tantas bandas...
Ver uma banda acabar é como perder um ente querido. E temos que tratá-la da mesma forma. Só que, com a vantagem de podermos celebrar sua despedida ainda em vida.

(ô meu querido. Me perdoe o comentário gigantesco, que mais pareceu uma resenha! haha. Acho que me empolguei.)

Abraizz

[ ]'s
Eddy

Eder Cardoso disse...

Ahhh.. só mais uma coisa: Pra mim, a música mais marcante dos Scorpions foi "Under The Same Sun".
Coisa de paixão adolescente... bailinhos em casa.... êeê anos 90! hahaha

Silvana Persan disse...

Scorpions... banda com consciência de que nem todo mundo consegue ser Stones. apoiadíssimo! não dá pra ver show de rock com os caras se arrastando no palco. é melhor deixar registrado na história os melhores momentos, mesmo por causa da voz, que já não é a mesma.