terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Rock in Rio 1985 - 25 anos


Ontem, dia 11 de janeiro, a primeira edição do Rock in Rio completou 25 anos. Durante os dias 11 e 20 de janeiro de 1985 reuniu 1,38 milhão de pessoas na Cidade do Rock, construída em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na época, raramente as grandes bandas de rock tocavam por aqui. Se nos últimos anos temos assistido a vários grandes shows internacionais em terras brasileiras, podemos dizer que o primeiro Rock in Rio abriu portas para que isso viesse a acontecer.

A idéia foi de Roberto Medina, empresário de comunicação. O plano era ambicioso, já que o Brasil não tinha tradição em receber/organizar shows desse porte. Mas se mostrou um tremendo acerto, sendo sucesso de público. Tocaram no primeiro Rock in Rio bandas como Iron Maiden, AC/DC, Whitesnake, Rod Stewart, Paralamas do Sucesso, Queen, Ozzy, Scorpions entre outros.

Foi sem dúvida um marco, que colocou o Brasil na rota das maiores bandas de rock. Aconteceram outras edições depois, o Rock in Rio II rolou no estádio do Maracanã, e o Rock in Rio III, novamente na antiga cidade do rock. A partir daí, o festival perdeu a identidade. Em 2004, 2006 e 2008 , mesmo com o pré nome de Rock in Rio , ele aconteceu em Lisboa (???), sob o nome de Rock in Rio Lisboa (???), já com atrações que não condizem com o nome nem com a idéia inicial do projeto (como Ivete Sangalo, Alejandro Sanz, Shakira...). Teve até um Rock-in-Rio-Lisboa-Madrid não sei ao certo em que ano.

Enfim, mesmo as edições "genéricas" do novo milênio tiveram, além das bizarrices ai citadas, boas atrações (Kasabian, Kings of Leon, Chris Cornell). Com certeza também tiveram suas qualidades, shows bons, mas não têm mais nenhuma ligação com aquele primeiro Rock in Rio. Como dizem, rock não é apenas música, entretenimento. Rock n' Roll implica em envolvimento social, em idéias que vão além de apenas acordes e riffs. E essa idéia se perdeu com o passar dos anos, o que faz com que o primeiro Rock in Rio seja visto como único.

AC/DC, Bad Boy Boogie, quebrando tudo por aqui em 1985:

Ouvindo: Iron Maiden - Be Quick or Be Dead

Imagem: Queen no Rock in Rio em 1985.

2 comentários:

Daniel Silva disse...

o rock in rio I foi o melhor de todos no quesito atrações mesmo. no II teve o Megadeth, minha banda preferida. esses outros aí itinerantes eu nem comento.

abraço

Anônimo disse...

Bom dia brother, cheguei no teu blog no efeito cama elástica, pulando de um pro outro cheguei aki, enfim, tô feliz com o que estou vendo. Nostalgia é a palavra, sou 100% nostalgico, neste momento estou curtindo IRON, mas o 1º, vou viciado em vinil e outras velharias. O Rock in Rio 1 é uma das minhas maiores frustrações, pois só tinha 9 anos na época quase fui acompanhado do papai (rrssrsr) mas mamãe não deixou uhauua. Enfim quem foi pode tirar onda, afinal todos os grandes estavam em seus auges, IRON no POWERSLAVE, AC-DC no FLICK, OZZY com BARK, mas só tocava a título, e tantos outros. Consegui ir no 2 e no 3, mas este foi "O EVENTO". Abraços aguardo tua visita no meu blog e espero que vc curta tb! Se t interessar podemos trocar links!
GRANDE ABRAÇO E KEEP ON ROCKIN!