quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Scott Weiland: Happy in Galoshes


Dez anos depois de lançar 12 Bar Blues, Scott Weiland (ex-Velvet Revolver e Stone Temple Pilots) soltou nas prateleiras no final de 2008 Happy in Galoshes, seu segundo trabalho solo.

Weiland sempre foi uma figura polêmica. Na década de 90, no começo da carreira com o Stone Temple Pilots, ele frequentemente abusava das drogas, foi preso mais de uma vez, até a banda decidir se separar em 2003. Nesse mesmo ano, Scott se juntou aos ex-gunners Matt Sorum, Slash e Duff Mckagan para formar o Velvet Revolver, de onde saiu em 2008, depois de dois discos lançados, trocando farpas com alguns integrantes. Acabou voltando ao STP, saindo em turnê com seus velhos companheiros.

Happy in Galoshes foi gravado nessa fase de transição, na mesma época em que Weiland enfrentava adversidades na sua vida pessoal; o fim de um casamento de quase uma década e a perda de um irmão.

Assim como aconteceu quando lançou 12 Bar Blues, Scott foi criticado por "experimentar" demais em Happy in Galoshes. Mas o resultado é bom, um disco um tanto quanto sombrio, mas bom e bem menos experimental do que 12 Bar Blues. Algumas músicas são verdadeiras viagens, baladas eletrônicas (Fame, cover de David Bowie), melancólicas (Crash), algumas mais agitadas (Tangle with your mind).

O texto é datado, eu sei, mas merecia esse registro aqui. Happy in Galoshes é um disco que gruda, diferente, com identidade. Ele começa bem, com Missing Cleveland, mantém o ritmo até a quinta faixa, que é a psicodélica She Sold Her System, cai um pouco depois e só retoma o fôlego incial com Crash.

Mesmo assim, é um cd que se sustenta legal do início ao fim. O próprio Weiland produziu, com a ajuda de Doug Green, que já trabalhou com o Stone Temple Pilots; participaram da gravação ainda os músicos Tony Kanal, Tom Dumont e Adrian Young, todos do No Doubt.

No video, Tangle With Your Mind, destaque do cd, na opinião da NovaVitrola.

Nota do blogueiro: A intenção era colocar o videoclip de Tangle of your mind, mas por razões e filha da putice desconhecidas, o player desse vídeo estava desalinhando o layout, então, tive que colocar apenas o áudio mesmo. Mas, se você quiser ver o clip, e vale muito a pena vr, é só clicar AQUI!

2 comentários:

Daniel Silva disse...

Bom, o STP foi uma banda legal pra caramba! O primeiro do Velvet Revolver é um discaço! Esse disco também é bom, mas nunca fui fã do No Doubt e achei que a performance da galerinha deixou a desejar.

abraço

Vivian disse...

Eu tenho esse CD e gosto bastante. Adoro a voz do Scott Weiland e dos trabalhos do STP e do Velvet. Como você falou as músicas mais empolgantes ficam até a quinta música, mas o CD prende bastante até o fim.