sábado, 7 de junho de 2008

Mutantes, 45 anos depois



Todos sabem que a novela da Record, "Caminhos do Coração" está fazendo muito sucesso, ganhou até uma "2ª temporada". O que pouca gente sabe, é que o mote da história, e até a maioria dos mutantes, são inspirados (ou copiados?) na HQ criada por Stan Lee e Jack Kirby em setembro de 1963, chamada X-men.

Parece até bobo escrever isso, você pode se perguntar "ué, mas quem que não conhece os X-Men?". Pois é, mas eu andei lendo por ai que a novela faz sucesso porque a idéia de falar sobre mutantes é nova, revolucionária e coisas do tipo. Não é. Adaptar o formato para uma novela das oito pode até ser, mas a idéia, a história, não é. A série Heroes também segue o mesmo caminho.

Onde eu quero chegar com esse assunto? No poder que a mídia tem de "vender" seus produtos. X-men existe desde 1963, já ganhou três (razoáveis) adaptações para o cinema, e mesmo assim, a maioria da imprensa e da mídia trata Caminhos do Coração e Heroes como se fossem as primeiras produções a falar de mutantes e afins.

Não tenho nada contra a novela nem a série, não assisto nenhuma das duas, porque realmente acho que elas "chupam" demais a obra de Stan Lee, ao invés de apenas se inspirarem nela. Para fechar, isso é um exemplo de uma coisa que pertencia a um universo mais restrito (no caso, quem gosta de quadrinhos), e foi transformada em cultura de massa, jogada no horário nobre da TV, tomando proporções incríveis, hoje em dia todo mundo tem a palavra "mutante" na ponta da língua.

O que há de errado nisso? Nada, ué. Os mais puristas ficam bravos, eu fico apenas incomodado. De qualquer forma, se você se interessou pela história assistindo Heroes ou Caminhos do Coração, ou mesmo assistindo aos filmes, experimente ler uma das HQ´s dos X-Men, que é muito mais interessante.

5 comentários:

Juliano Saka disse...

O Thiago o que você não entendeu, é que a record investe em atores, de 3° categoria, que simplesmente são mutantes da mídia brasileira.
Toscamente falando o Bispo Edir Macedo, recebe essa, galera de DNA defeituoso como se fosse o próprio Charles Xavier.
Vide o cast da Emissora, Bianca Rinaldi, Alexandre Frota, Fafá de Belém, Rodrigo Faro....
É foda, quem iria dar trampo prá essa galera....

DQM disse...

Muito bom o blog, parabens, tem bastante inforamção!!!

Anônimo disse...

Eu fico bravo.

Soraia Alves disse...

Adorei o blog...
Ahhh...e q nao conhece X-men!
hahahahha
brincadeira...minha vó mesmo nao sabia disso...flei pra ela, mas ela nao ligou mto! ¬¬'

beijoooos

ps: podiam fazer uma novela ocm a história do demolidor...eu ia gostar! =)

Yuricka disse...

nhaii eu comecei lendo a AQ, deposi vendo os "animes" e por fim os filmes!
tenho q reconhecer q desconheço por cmpleto a novela da record e err.. como num vejo muuito séries eu tbm nunk vi Heroes! mas desse pelo menos eu ouvi flar

^^ bjos