segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mudar é preciso



Mudança é uma palavra que assusta. Toda mudança vem para acabar com muitas certezas, para impor uma nova rotina, para ensinar algo novo. Às vezes, a gente a procura, a almeja, parte de nós. Às vezes não queremos, mas somos forçados a mudar: de casa, de emprego, de carro, de rotina ou de ambiente.

O fato é que toda mudança vem para ensinar, nos tirar da nossa zona de conforto. E é exatamente ai que a gente cresce, como pessoa ou como profissional. O novo é algo que assusta mesmo, mas, ao doma-lo, você se torna uma pessoa melhor.

Mudei de casa recentemente e, ao revirar o fundo do armário para encaixotar as coisas, fiz sem querer uma retrospectiva dos últimos 5 anos. Cresci muito durante eles, passei por momentos bons, momentos difíceis, momentos compensadores.

Ao olhar para trás, vi que não sou mais a mesma pessoa. E que vivi, durante esses 5 anos, uma fase que foi boa, difícil em alguns momentos, mas necessária. E ai você percebe que as partes difíceis e os erros e cicatrizes são aprendizados, marcas que ensinam, e que mesmo os bons momentos muitas vezes não podem ser revividos, mas sim guardados como boas lembranças.

Há um longo caminho a frente. Olhar na direção dele, caminhar para o que virá, encarar a mudança como uma coisa boa é o melhor que temos a fazer. Se desapegar de um passado que, mesmo bom e repleto de boas lembranças, já cumpriu a sua missão, só nos prende e nos impede de enxergar tudo de bom que a vida nos oferece hoje.

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (Fernando Pessoa). 

Nenhum comentário: