terça-feira, 13 de julho de 2010

O lado B do rock n' roll

Elvis Presley, Beatles, Led Zeppelin, Slayer, Iron Maiden, Rolling Stones, Ramones...Poderia ficar aqui citando mais milhões de bandas consagradas para ilustrar mais um dia mundial do rock. Mas acho que muita gente já fez isso hoje, e não há mais muito o que dizer sobre elas.

Por isso, vou lembrar das bandas indepedentes, de bandas que estão começando. Essas sim representam a grande excência do rock n' roll. Sim, porque é lógico que temos que respeitar as super bandas, consagradas, caras que ralaram para chegar aonde estão. Mas bem mais perto de nós, em cada garagem ou estúdio apertado que você passa, tem uma galera ralando para buscar o seu espaço.

Temos que valorizar e prestigiar a banda que viaja kilômetros de ônibus, van, passando de cidade em cidade com a grana contada fazendo show para dez, quinze, vinte pessoas. Tive um exemplo claro disso há uns meses atrás. A banda Calistoga, de Natal - RN, (ótima por sinal), fez um show em Bragança Paulista, numa quinta-feira super gelada. Na platéia não tinha mais que vinte pessoas, mas mesmo assim os caras tocaram com uma puta energia e disposição e fizeram um baita show. Ainda trocaram uma idéia com a galera depois, e me disseram que estavam felizes de ver que numa cidade tão longe da terra deles tinha gente interessada no seu som.

Hoje li um tweet do F.Nick, vocalista do Fistt, e por isso resolvi escrever sobre isso. Ele disse: "gosto de várias bandas gringas, mas hj é dia de redenção a bandas que tocaram a vida toda pra 50 pessoas e influenciaram esses 50."

Isso é uma grande verdade, vamos abrir uma cerveja e fazer um brinde a todas elas.

Foto por: Francine Romagnoli

4 comentários:

Daniel Silva disse...

eu também podia ficar horas falando da história do rock, mas isso outras pessoas já o fizeram. então decidi fazer algo diferente. as bandas independentes estão aí provando que o rock nunca vai morrer.

abraço

Silvana Persan disse...

Acho q, ultimamente, as bandas independentes (as q são independentes mesmo e não as q estão lutando para entrar no mainstream) ilustram melhor o rock. Estou falando da atitude, do rock como ideologia, de algo q está entrando em extinção.

Rart og Grotesk disse...

As bandas consagradas do rock já tem seus espaços reservados para o resto da vida. Acho que precisamos dar mais valor as bandas mais próximas de nós,e que estão buscando seu espaço. Há muitas bandas ótimas desconhecidas por ae porque ninguém dá valor. E isso não é só no rock, em outros estilos tbm. Tem cada bobeira que aparece na Tv que ganha sucesso e muitas pessoas REALMENTE talentosas não conseguem um espaço...
Curti seu blog! Vou procurar voltar sempre!
Se quiser, acesse o meu: http://artegrotesca.blogspot.com, ainda é novo, não tem muita coisa.
ate mais!

Rafaella Biagi disse...

E diferente mostrar o que se faz pro rock chegar la, nao somente onde ele chegou. Isso ai, parabens pelo blog.

Abre mais uma ai!