segunda-feira, 15 de março de 2010

O Nirvana esquecido


É impossível falar de Nirvana sem ser repetitivo. Símbolo do grunge, influenciou várias bandas que vieram depois deles. Falar de Kurt Cobain é igualmente repetitivo; atormentado, genial, era (é) figura fácil nos pôsteres que cobriam as paredes dos quartos de qualquer um que foi adolescente nos anos 90.

Cobain se matou em 94, no auge da banda, deixando órfãos milhões de fãs. O Nirvana já estava na história, e os dois integrantes remanescentes, Dave Grohl e Krist Novoselic, nem cogitaram a possibilidade de seguir com a banda sem o guitarrista/vocalista. Resolveram então, cada um seguir seu caminho. Dave montou o Foo Fighters e o resultado está ai para todos verem; é uma das bandas mais respeitadas e elogiadas atualmente.

Mas e Krist? Que fim levou o baixista grandão e desengonçado que fundou o Nirvana junto com Kurt Cobain (Grohl só entrou alguns anos mais tarde). Filho de imigrantes croatas, ele se mudou para os EUA com três anos. Conheceu Cobain através de seu irmão, e começaram a tocar juntos. O resto é história.

Depois do fim do Nirvana, Krist ficou abaldo pela perda do parceiro de quase 15 anos. Ser ecolheu um pouco, ficou longe dos holofotes. Depois, tocou alguns projetos (Sweet 75, Eyes Adrift, Flipper), mas nenhum que tenha tido muito destaque nem que chegasse perto do sucesso que Dave Grohl conseguiu com o Foo Fighters. Além da música, Novoselic também se envolveu com política. Montou um comitê de músicos em 1995 para defender os interesses da indústria musical e se filiou ao partido democrata americano.

Atualmente Krist faz algumas participações como baixista da banda Flipper e vez ou outra surgem rumores sobre um suposto álbum solo. Quando se fala de Nirvana, é mais comum lembrar de Kurt Cobain ou de Dave Grohl. Novoselic é o patinho feio do trio, mesmo tendo sido um dos fundadores. Para alguns, sempre faltou carisma a ele, para outros ele só fazia o "feijão com arroz" na banda e as estrelas eram de fato Kurt e Grohl.

De qualquer maneira, Krist Novoselic tocou numa das bandas mais importantes da história do rock e fez parte de um movimento importante e inovador como o grunge. Já tem histórias de sobra para contar para os netos.

Nota do blogueiro: Por um desses motivos inexplicáveis, todos os player´s de vídeos que eu tento postar aqui desalinham o layout. Então, para assistir Nirvana tocando Breed ao vivo, basta clicar aqui.

12 comentários:

Rondina disse...

Porra cara, com certeza Nirvana foi muito foda, o texto ficou show de bola, ainda mais que quase ninguem lembra mesmo do Krist, já que ele era meio quietao e talz. Mas é sempre bom alguem tomar essa iniciativa de postar sobre coisas esquecidas, mas que na verdade devem ser inesquecidas. Parabens, mano.

Daniel Silva disse...

Dale Thiaguinho. Nirvana marcou época mesmo, mas o Krist é um perdedor, o piorzinho da banda mesmo. Ninguém sabe o que aconteceria com o Kurt se ele continuasse vivo, mas o Dave Ghrol se deu muito bem e, na minha opinião, superou a imagem que as pessoas tinham que ele era um babaca e o mais importante, né, fez uma banda melhor que o nirvana.

abraço

Ju Marinello disse...

Olha um "remember" justo aí! rs
Não adoro Nirvana, mas ouço em alto e bom som. Desde a morte do Cobain, pra falar a verdade, não procurei mais nada sobre a banda. A não ser notícias pelo Foo Fighters.
Independentemente de qualquer coisa, os caras arrebentam. Eles são os culpados pela "queda" da farofa Hard Rock (sou poser até o fim... hahaha).
Tenho 2 cds do Nirvana.
Boa! Saudade... Vou ouvir.

Quero agradecer a presença no meu blog. Volte sempre!

Uma réplica ao comentário deixado:
Nossa, Thiago... Ainda bem que não conhecia essa história que vc contou sobre palhaços. Bem capaz de, até hoje, estar andando de colete a prova de balas e um bastão escondido em uma das mãos...rs.
Socorro!

Abraços!

Daniel Silva disse...

E aí, Alexandre. Ele é perdedor porque não deu certo em nada do que fez depois do nirvana. só isso.

abraço

Maitê disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maitê disse...

Pô cara, que legal teu post.
Achei super bacana tu falar do Krist, na real eu nem lembrava dele ou do nome sequer.
Devemos reconhecer que sem ele, Nirvana não seria Nirvana, mas derrepente ele tivesse tido os seus 15 minutos de fama se tivesse se suicidado ao invez de Kurt, não é mesmo? hahahaha
Triste, porém é uma saída -literalmente - áquelas que não tem voz ativa e personalidade introvertida!

Adorei.
Beijos

Silvana Persan disse...

se o Dave Grohl não se tornasse mais tarde o front man do FF tbm teria caído no esquecimento. fenômeno curioso, mas com raras exceções as pessoas parecem não perceber que uma banda é formada por outros integrantes além do vocalista. eu mesma, achava que o Grohl era só o cara que ficava na batera escondendo o rosto comm os cabelos e que o baixista era o cara que ficava bem de vestido.

André Almeida disse...

Classe!
Há tempos não tinha notícias do Novoselic! Achei que tivesse virado pai de família ex-junkie comedor de hamburger.
o/

Alessio Esteves disse...

Será que na época do Nirvana o Dave era tão reconhecido assim ou a galera mistura as bolas agira que o Foo Figthers faz sucesso?

Andre disse...

eu nao vejo as coisas dessa maneira de q o cara era o patinho feio, em toda banda tem sempre akele q se destaca dos demais, geralmente os baixistas sao sempre relegados a segundo plano, mas isso nao quer necessariamente dizer q eles ou ele NOVOSELIC especificamente so estao la de enfeite, ele por sinal era a pessoa com a cabeça mais no lugar do NIRVANA, tanto q era sempre ele q vinha apagar os incendios causados pelo COBAIN, DAVE meio q nao se metia na vida de KURT, mas NOVOSELIC por ter uma historia ao lado deste ja de mtos anos sempre foi no NIRVANA a pessoa mais "normal" isso de alguma forma incomodava alguns, mas nao os verdadeiros fãs da banda que sabiam da sua importancia.

Daniel Silva disse...

depois te digo a manha pra postar os vídeos!

vê se posta, né

abraço

O Inimigo disse...

Para você redimensionar o player do youtube para o layout do seu blog basta ir no código fonte depois que colar e mudar as dimensões height, width e ir testando.

Escrevo no www.bemvindoboaviagem.blogspot.com e www.oinimigo.com

Abraço.

Hugo Morais.