quinta-feira, 25 de junho de 2009

A síndrome das autoridades brasileiras


As autoridades brasileiras sofrem de uma síndrome. É a síndrome de querer mostrar para os outros países que o Brasil "é capaz"; capaz disso, capaz daquilo, capaz de fazer aquilo outro.

As vésperas do pan-americano de 2007, que aconteceu no Rio de Janeiro, os organizadores não se cansavam de dizer "nós vamos mostrar ao mundo que o Brasil é capaz de organizar um evento desse porte." Agora, conforme a Copa de 2014 se aproxima, essa síndrome ataca de novo. É só ligar a tv ou abrir um jornal e pronto, lá estão as declarações: "O Brasil vai mostrar que pode reformar seus estádios no prazo", "vai mostrar que o povo brasileiro pode organizar uma Copa".

Ora, o Brasil não tem que provar nada aos comissários da FIFA, à imprensa internacional ou a quem quer seja. O Brasil tem que provar algo ao seu povo. Tem que mostrar a ele que pode ser um país em crescimento, que tem condições de melhorar a vida de quem vive por aqui. Mas não, no momento todos os esforços (e dinheiro) estão voltados para a Copa de 2014 e à imagem do Brasil perante os olhos estrangeiros.

Mesmo que a copa gere alguns empregos, atraia gente para o país, movimente de certa forma a economia, é notório que o Brasil tem situações mais urgentes a resolver. Todo o dinheiro (público ou não) que será despejado para organizar uma Copa do Mundo poderia ser melhor empregado em outras áreas mais urgentes.

O próprio futebol brasileiro está falido. Os clubes nacionais sobrevivem da venda de jogadores para o exterior, poucos não atrasam salários e têm estádios com mínimas condições de receber um jogo qualquer. Torcidas organizadas vivem se pegando, tanto dentro quanto fora dos estádios, gente morre a cada grande clássico por ai, arquibancadas de estádios desabam. Os cartolas e autoridades do nosso futebol não conseguem resolver esses problemas, ficam impotentes diante deles. Antes de organizar uma Copa do Mundo por aqui, é necessário primeiro estruturar o futebol nacional.

Isso sem mencionar os outros milhares de problemas que todos os brasileiros vivem todos os dias. Antes de se preocupar em "mostrar para o mundo que o Brasil é capaz de organizar uma Copa do Mundo", ou qualquer outro evento que seja, as autoridades e governantes brasileiros deveriam mostrar para o seu povo que são capazes de cuidar do próprio país primeiro.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei do post, bem interessante.

Rapadura Dura